Evento reuniu CAIXA, Microsoft e Elo para impulsionar a fase piloto do projeto do Banco Central.
A presidenta da CAIXA, Rita Serrano, participou na tarde desta quarta-feira, 26, do lançamento do Consórcio que vai atuar no projeto piloto “Real Digital” do Banco Central. Juntos, CAIXA, ELO e Microsoft tiveram seu projeto aprovado pelo BACEN e vão, ao lado de outras quinze iniciativas, trabalhar para viabilizar a emissão de uma moeda digital soberana capaz de atuar na democratização e modernização do sistema financeiro nacional e ampliação das possibilidades de transações monetárias.
A implementação do “Real Digital" apresenta uma série de desafios e a CAIXA, como uma grande instituição do país, se candidatou para contribuir com a execução do projeto. De acordo com Rita Serrano, o Banco Central selecionou diversos projetos para desenvolver tecnologia e colocar o Brasil na linha de frente do mundo em pensar ações deste processo. “E lógico, não dá para falar no da digitalização financeira e avanço do sistema financeiro sem pensar na necessidade de inclusão financeira.Inclusão financeira e bancária caminham juntas.”, defendeu Rita.
A ampla capilaridade da CAIXA permite que o banco atue na inclusão financeira de milhares de brasileiros e também na operacionalização das principais políticas públicas do Governo Federal, principalmente as que são direcionadas à população mais vulnerável. “A CAIXA, através do seu app CAIXA Tem se destacou em num processo de pandemia, num processo de crise de saúde, financeira, econômica, social do Brasil, ele se destaca por uma necessidade da realidade mas também por cumprir a missão de não só atender metade da população brasileira adulta como também de bancarizar essa população ao abrir contas bancárias para 40 milhões de brasileiros e brasileiras”, relembrou Rita. A presidenta ainda destacou o papel da CAIXA na inclusão social por meio da operacionalização dos programas sociais do Governo Federal, mas também no avanço da bancarização, “É óbvio que nós precisamos ir além disso. Vamos pesquisar neste projeto piloto conjunto formas de avançar na questão digital, colocar o Brasil na linha de frente, recorrendo aos parceiros do mundo nesta questão da digitalização mas também com o viés de pensar inclusão, inclusão financeira e inclusão bancária. E acho que esse é o nosso propósito e essa é a missão da CAIXA.”, finalizou.
O consórcio formado pela CAIXA, Microsoft e ELO reúne experiências distintas e complementares para o sucesso da fase piloto. Além da expertise da CAIXA e sua atuação na inclusão financeira e desenvolvimento econômico do país, a Microsoft se apresenta como uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, se habilitando como grande parceiro para o desenvolvimento tecnológico e a ELO, além de contribuir nesta área, se apresenta como referência de agilidade e segurança na tokenização de ativos. O Acordo de Cooperação Técnica prevê troca de experiências tecnológicas e entrou em vigor em julho.